RSS

O que estão fazendo com as Domésticas?

31 Jul

Domestica

Sou uma pessoa 100% a favor de tudo que é justo, gosto das coisas certas e por isso todas as vezes que vou para os EUA volto bem revoltada com o Brasil, a corrupção e o jeitinho brasileiro sempre vencem por aqui.

Começo assim esse post porque ontem fomos surpreendidos por uma matéria da FOLHA de SP sobre um suposto acordo coletivo de empregadas domésticas.

Aqui, quero dar minha opinião como advogada e como mulher moderna, que apesar de precisar da ajuda dessa categoria, a mais de 6 meses abri mão dessa ajuda, por diversos motivos que contarei em outro post.

Acho muito justo, que TODAS as profissões tenham seus direitos estabelecidos, isso não apenas regulariza todas, como também dá dignidade ao ser humano. O que não concordo é com a forma que a coisa vem sendo feita.

Uma legislação, antes de ser levada a votação, é discutida pelas entidades envolvidas, é debatida com todos os pontos contras e a favor. O problema da “lei das domésticas” é que isso não vem sendo feito.

Conheço algumas que foram para a RUA, logo que a Lei foi aprovada, outras estão trabalhando agora sem carteira assinada, para que elas tenham salário e o patrão “aguente” pagar. Sim, AGUENTE, gente uma empregador doméstico NÃO É UMA EMPRESA, ele não consegue do dia para a noite ter um AUMENTO DA FATURAMENTO,  ou ainda, pode mandar 10 embora e reestruturar o serviço com os 5 que SOBRARAM!

Acorda BRASIL!! Essa lei é mais uma das enormes medidas eleitoreiras dos nossos governantes, eles não estão pensando nas DOMÉSTICAS, estão pensando na ARRECADAÇÃO de mais e mais impostos para poderem ROUBAR MAIS E MAIS!!

Então, você me pergunta: Você não concorda com o Direito das Domésticas? Eu respondo: Claro que concordo…mas precisamos sentar: patrões , empregados, sindicatos e ver o lado de todos.

Vou dar um ex. de absurdo dessa legislação: Quem dorme em emprego vai agora receber um mínimo de R$1.200,00 em algumas cidades. Tá! E no caso de empregados que MORAM no emprego? Aqueles que simplesmente não TEM ONDE MORAR e o patrão por ajuda cede uma edícula, um quarto? Essa pessoa, vai então ser “despejada” para pagar aluguel em outro lugar e aí voltar ao salário mínimo? Vejam: uma coisa é QUEM DORME PRESTANDO SERVIÇO outra é quem MORA no emprego. Viram a falha? Essa é apenas 1 delas, podia passar o dia discorrendo sobre diversas falhas.

Espero, que patrões e empregados consigam ter o bom senso, que os governantes não tem e com isso cheguem a acordos entre as partes. A relação doméstico x patrão é muito pessoal, a pessoa trabalha DENTRO DA SUA CASA, no seu santuário de lazer e descanso, não pode ser tratado como um funcionário de fábrica que é apenas mais um, facilmente substituído por alguém que tecnicamente faça a mesma coisa.

A relação doméstica x patrão é acima de tudo de confiança, carinho, respeito e isso deve ser analisado de outra forma.

 
Leave a comment

Posted by on 31 de July de 2013 in Casa, Orçamento, Organização

 

Tags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
Receitas de Nutri

Receitas e dicas para uma alimentação saudável e consciente. Porque lugar de nutricionista também é na cozinha!

Livre e Organizada

Olá! Sou Gheyza Oliveira, tudo bem? Sou Relações Públicas e trabalho com Gestão de Pessoas há dez anos. Esse blog nasce com a pretensão de ser um companheiro na busca pela organização da nossa vida cotidiana. Pois acredito que a organização nos permite viver de forma muito mais livre!

Organize minha casa

Dicas de organização para simplificar sua vida.

Em Casa é Mais Gostoso

Dicas de culinária fácil, barata, e muito, muito gostosa para fazer em casa!

Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

Hat & Apron

Crônicas de uma cozinha experimental

Trendy Store

A Moda a Serviço do Seu Estilo

It's Sugar Time!

O blog mais gostoso da internet.

Blog Virou Tendência

Fazendo de tudo um pouco.

ANTES QUE ELES CRESÇAM

Logo seu anjinho vira um moção. Leia agora.

Travessia Materna

a maternidade é um caminho

Turismo em Roma

gastronomia, compras, roteiros, transporte

Gosto e Pronto

Viagens e Gastronomia

ano novo todo dia

comportamento, beleza, moda, Deus, looks, passeios, dicas

Vontade de Viajar

Dicas de viagem e roteiros pra quem gosta de cinema, música, literatura, arquitetura e arte

Compartilhe Viagens

Blog para viajantes trocarem experiências

Entre2Mundos

As dúvidas da vida cotidiana

%d bloggers like this: