Se está lendo esse post, devo entender que você já fez a 1º lição de anotar seu salário real certo?
Agora vamos, a segunda parte mais importante: TOMAR CONSCIENCIA DO QUE VOCÊ GASTA.
A última amiga, que ajudei a “organizar o orçamento”, me deixou claro que MUITAS pessoas não tem a mínima noção do quanto gastam e pior: no que gastam.
Então, nessa fase proponho, que você pegue suas últimas 3 faturas de Cartão de Crédito (todos que tiver), 3 últimos extratos bancários.
Você pode abrir uma planilha no Excel se tiver intimidade com ele, ou pode pegar um papel e uma caneta e fazer no antigo sistema de caixa.
Crie algumas colunas que você deve preencher conforme for identificando o gasto, eu faço assim:
DESPESA VALOR CATEGORIA NECESSIDADE
Vamos a cada uma delas:
DESPESA: Descrever o que comprou, o que pagou, ex: conta de luz, parcela do carro, supermercado, roupas, brincos, maquiagem, conta de água, e assim tudo que identificar no seu extrato de banco e no seu extrato de cartão de crédito.
*****Aqui um milagre já vai acontecer: existem coisas que você não vai nem LEMBRAR que comprou, ou o que era aquela loja, aquela compra. Primeiro sinal clássico que comprou por impulso.
VALOR: Aqui se atente a anotar o valor “cheio” da compra…então se fez em 3 parcelas, coloque o valor TOTAL e não cada parcela.
CATEGORIA: Aqui prestar a atenção é importante, você precisa selecionar a categoria correta das coisas, não pode lançar supermercado como moradia, ou gasolina como automóvel. O importante aqui é lançar bem para depois mais pra frente “estabelecermos” limites com essas categorias. Entendo também ser uma divisã muito particular, de acordo com as prioridades de cada um. Minha família, ama viajar, então temos a categoria viagem, separada da categoria Lazer. Olhem as minhas como ex. Alimentação, Moradia, Transporte, Filhos, Viagem, Lazer, etc , depois posso fazer um post mais específico sobre cada uma.
NECESSIDADE: Aqui é o pulo do gato. Quando começar a lançar vai perceber que MUITAS COISAS não eram importantes, não eram necessárias, e você comprou! Nós temos muitas vezes o impulso, a emoção como ajudante de compras e isso acaba com nosso orçamento.
Pretendo, nessa série seguir ajudando até mesmo a dizer como EU aprendi a controlar meus impulsos e sentimentos, mas será assunto para outro post.
Agora, pegue seus documentos e comece. Você vai se surpreender com o que gasta.
4 responses to “2° Lição Orçamento: Entendo minhas despesas.”