RSS

Desfraldando minha filha.

04 Oct

download

Mulher moderna acumula a função de mãe também certo? E uma das coisas que uma mãe que trabalha fora mais teme é o momento do desfralde!

Sim, isso acontece porque pensamos que não teremos tempo suficiente num final de semana para ensinar tudo, não teremos a paciência que isso requer porque afinal estamos cansadas da rotina corrida e por aí vai.

Então, hoje resolvi contar um pouco como se deu o desfralde da minha filha, dizer o que funcionou ou não, e quem sabe ajudar algumas mulheres modernas que passam pelas mesmas coisas.

Confesso que era um momento de muita tensão para mim, mãe de primeira viagem. Sempre achei que seria uma coisa bem difícil, que geraria muito estresse, irritação e roupas sujas claro. Ok, ok sei que crianças são diferentes, mas também acredito muito que a nossa postura no processo influência muito nisso também.

A única certeza que tinha era que minha filha não chegaria aos 3 anos usando fralda, acho que passar de certa idade é preguiça dos pais.

Então, num sábado de sol lindo , que ficaríamos em casa o dia todo resolvi tentar. Ela estava com 2 anos e meio.

Sentei e expliquei a ela que já era grandinha, que estava na hora de ficar sem fraldas e fazer xixi como o papai e a mamãe no banheiro….ela logo soltou: posso ler revista?!! Percebi que minha filha estava pronta.

Naquele dia, foram 2 na calça e 5 no banheiro, sendo que uma das que fez na calça foi o número 2, percebi que ela tinha dificuldade em concentrar e pedir, mas quem não tem?

No dia seguinte, foram 6 no banheiro e 1 na calça, novamente o número 2, fiquei muito feliz porque o principal ela havia entendido, tinha que segurar e pedir para ir ao banheiro.

Um das coisas que observo é que não se pode brigar, alguns momentos eu me irritei, mas tentei repassar a ela o mínimo possível, porque você percebe que a própria criança já se culpa por ter feito.

Funcionou assim: nos primeiros 4 dias eu perguntava de meia em meia hora, se ela queria ir ao banheiro, depois desse período ela passou a pedir sozinha. O xixi logo foi adaptado e no terceiro dia o placar já era de todos os xixis do dia no pinico, mas o número 2 percebia muita resistência, ela pedia pra fazer xixi, chegava e não fazia nada…conclusão: queria o coco e não o xixi. Dali 5 min pedia de novo e nada, então peguei a “revista” e dei a ela na terceira vez…brinquei que além da revista precisa de concentração, resultado: conseguiu! Foi uma festa.

Esse foi outro ponto importante: Sempre fizemos muita festa quando ela conseguia, a ideia é tornar uma coisa legal, um evento, chegou ao ponto dela querer fotografar e mandar para a Dinda. Para a criança tudo que é divertido ela quer sempre fazer, por isso meus conselhos no desfralde são: NÃO BRIGUE E FAÇA MUITA FESTA QUANDO ELES CONSEGUIREM. Você vai se surpreender!

Então no dia 07/09, exatos 1 semana do inicio de tudo, já podíamos considerar que ela estava desfraldada, sucesso total!!

Alguns conselhos que funcionaram comigo:

***Resolvi manter a fralda da noite por um tempo, para que ela não se assustasse ao se molhar (Afinal quem pensa dormindo?), mas com 1 mês percebo que nenhum dia ela molhou a fralda, acorda sequinha. Então tirei a noturna também.

***Inicie o desfralde apenas quando você estiver disposta a isso, não faça porque os outros falaram, porque a paciência vai ter que ser sua e não dos outros.

***Compre calcinhas/cuecas de personagens, coisas que eles gostam isso ajuda a falar: não vai sujar a Minnie né? Pede pra ir ao banheiro….

***Sem dúvida o tempo mais quente facilita mais o desfralde, em dias mais frios a”preguiça” de tirar a calça pode ser maior.

***Se você como eu só tem o final de semana livre para dedicar-se a isso, dê muito liquido a criança, assim vai aumentar a frequência de idas ao banheiro e poderá testar o método mais vezes no tempo que tem disponível.

***Nunca brigue com a criança! Explique que não pode, que precisa pedir, ir ao pinico, mas não deixe a criança chateada.

***Faça festa quando ela conseguir, transforme tudo em uma enorme brincadeira, divertida e gostosa.

E você desfraldou seu filho? Como foi? Se tiver mais alguma dica compartilhe conosco.

 
2 Comments

Posted by on 4 de October de 2013 in Filhos, Rotina & Dicas

 

Tags: , , , ,

2 responses to “Desfraldando minha filha.

  1. Ana Carolina Nery Souza

    29 de January de 2014 at 2:30 pm

    Conheci seu blog através do blog “Vida Organizada” e já numa primeira olhada adorei! \Estou passando pela mesma fase e me identifico 100% com os assuntos. Justamente agorinha estou no dilema desfraldar ou não desfraldar meu filho, Ele tem 2 anos recém completos e todos me pressionam para tirar a fralda, mas eu sinto que ele ainda não está preparado. Ler o seu relato me deixou mais tranquila e certa que meu filho não está “atrasado”, somente não está pronto.
    Beijo e parabéns pelo blog.

     
    • Sabrina Mendonça

      14 de February de 2014 at 11:43 am

      Ana Carolina, fico feliz em ajudar. Realmente, cada criança tem seu tempo e não podemos forçar porque os outros querem. Fique sossegada na hora certa vai funcionar.bjs

       

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
Receitas de Nutri

Receitas e dicas para uma alimentação saudável e consciente. Porque lugar de nutricionista também é na cozinha!

Livre e Organizada

Olá! Sou Gheyza Oliveira, tudo bem? Sou Relações Públicas e trabalho com Gestão de Pessoas há dez anos. Esse blog nasce com a pretensão de ser um companheiro na busca pela organização da nossa vida cotidiana. Pois acredito que a organização nos permite viver de forma muito mais livre!

Organize minha casa

Dicas de organização para simplificar sua vida.

Em Casa é Mais Gostoso

Dicas de culinária fácil, barata, e muito, muito gostosa para fazer em casa!

Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

Hat & Apron

Crônicas de uma cozinha experimental

Trendy Store

A Moda a Serviço do Seu Estilo

It's Sugar Time!

O blog mais gostoso da internet.

Blog Virou Tendência

Fazendo de tudo um pouco.

ANTES QUE ELES CRESÇAM

Logo seu anjinho vira um moção. Leia agora.

Travessia Materna

a maternidade é um caminho

Turismo em Roma

gastronomia, compras, roteiros, transporte

Gosto e Pronto

Viagens e Gastronomia

ano novo todo dia

comportamento, beleza, moda, Deus, looks, passeios, dicas

Vontade de Viajar

Dicas de viagem e roteiros pra quem gosta de cinema, música, literatura, arquitetura e arte

Compartilhe Viagens

Blog para viajantes trocarem experiências

Entre2Mundos

As dúvidas da vida cotidiana

%d bloggers like this: